A DUQUESA DOS CAJUS – Uma parceria Instituto Memorial x Circus Produções

Nascido em Parnaíba/PI, Benjamim Santos estudou em Recife e Olinda, onde fez curso de Filosofia. Como autor de teatro infantil recebeu duas vezes o troféu Mambembe de Melhor Autor do Ano, no Rio de Janeiro. Criador e escritor de grandes espetáculos ao ar livre, durante anos seus textos sobre São Sebastião e a Paixão de Cristo foram montados no Rio, no dia do Padroeiro e na sexta-feira Santa. Diretor de espetáculos musicais, dirigiu shows de Francis Hime, Quarteto em Cy, MPB-4, Verônica Sabino, Nara Leão, Grande Otelo, Ângela Maria, Elba Ramalho, Mariene, João Bosco, Kleiton e Kledir. Durante muitos anos radicou-se no Rio de Janeiro, retornando à Parnaíba há três anos, Benjamim Santos é atualmente Secretário da Cultura. Fêz vários cursos de extensão universitária com a equipe do Prof. Paulo Freire, com diretores e autores de teatro como Hermilo Borba Filho, Gianni Rato, Labanca, Rubem Rocha Filho e outros. Professor de História de Educação e Filosofia da Educação (Colégio Arquidiocesano do Recife – 1964/65); Técnico de treinamento para formação de alfabetizadores pelo método Paulo Freire – 1964; Professor de Estética no Curso de Filosofia do Seminário Regional do Nordeste, Recife – 1966/67; Membro da Equipe Nacional do Movimento de Educação de Base, Rio de Janeiro – 1971/72; Coordenador de vários cursos e treinamentos; Crítico de teatro, professor de interpretação, diretor de espetáculos e autor de espetáculos como A Barca d’Ajuda (1975, Rio), Caibaté (1979, Rio), Mateus e Catirina (1979, Rio), Paixão de Cristo, nos Arcos da Lapa (desde 1980, Rio) e de peças para criança como Senhor Rei, Senhor Rainha, Os Três Mosqueteiros, Viagem Sideral, o Castelo das Sete Torres, a Loja das Maravilhas Naturais, A Princesa do Mar-Sem-Fim, O Pavão Misterioso, Casamento na Roça, O Príncipe do Piauí, o Rei Desejado e outras, além de dezenas de livros publicados.

Autor e Diretor premiado: Troféu Mambembe, Funarte (Anos de 1977 e 1979, Rio), Prêmio São Sebastião de Cultura, pelo conjunto da obra (Rio), Serviço Nacional de Teatro (1971, 72, 73, Rio), Fundação Guaíra (1974, 1975, Paraná) e Inacem (1976, Rio). Homenageado por várias cidades, como Teresina (PI), Oeiras (PI), Parnaíba(PI). Foi homenageado com uma grande exposição, por ocasião dos 40 anos de Teatro Profissional em Teresina, Oeiras e Parnaiba (PI)_.

Roteirista e diretor de shows: Ademilde Fonseca, Ângela Maria, Carmem Costa, Elba Ramalho, Francis Hime, Geraldo Azevedo, Grande Otelo, João Bosco, Miúcha, MPB-4, Quarteto em Cy, Wanderley Cardoso e dezena de outros.