DON ANTONIO

Inicial
Biografia
O Show
A Banda
Downloads
Contato
 
 

  • Don Antonio – voz e violão
  • Wellington Santana – contrabaixo – Diretor Musical
  • Breno Lira – guitarra e viola
  • Ricardo Fraga – percuteria

DON ANTONIO – compositor, autor de teatro, produtor cultural, webdesigner, começou na música na banda de baile OS ALFAS, do Pina. Depois fez vários shows com suas músicas; fez música para teatro, direção musical para teatro e shows musicais. Fez parte do grupo QUINTETO ELÉTRICO (na antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco), GMT-Grupo Musical do Tucap, FALABOCA, e realizou projetos musicais coletivos como o Pernambué e Oxente Music.
BRENO LIRA. Apesar de sua formação erudita, vem atuando profissionalmente mais como músico popular, desenvolvendo, nessa área, trabalhos com guitarra, violão e viola de dez e doze cordas.

Ingressou no Conservatório Pernambucano de Música (C.P.M.) no ano de 1998 tendo como professor o violonista Sandro Guimarães. No ano seguinte, começou a cursar licenciatura em música na UFPE e em 2001 passou a freqüentar também o curso de bacharelado em violão, sob a orientação do professor Napoleão Costa. No ano de 2003, concluiu o curso de licenciatura em música.

É formado também pela Companhia dos Músicos, nos cursos de Harmonia e Arranjo, ministrado pelo professor Thales Silveira.

Durante todo o período que esteve na UFPE, acompanhou vários grupos representativos do Departamento de Música, entre eles o Coro Universitário (sob a regência do professor Flávio Medeiros).

É guitarrista da Big Band e do Quartetóide (grupos expressivos do C.P.M.), do C4 Instrumental, Gambiarrajazz, e do Latinjazz. Participa do Projeto Mandinga e do Noise Viola (tocando viola de dez cordas). Integrante também do Treminhão, que gravou um CD.

Tem trabalhado também com diversos artistas em shows e gravações, tais como Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Robertinho Silva (percussão), Yamandu Costa (violão), Zéh Rocha, Almir de Oliveira (ex-Ave Sangria), Lula Queiroga, Claudionor Germano, Santanna, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Maestro Spok, Maestro Duda, Maestro Edson Rodrigues, entre outros.

Vem apresentando-se em diversos eventos como: Festival Jazz em Cascavel – PR (2002); Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T-SP) e feiras de música em todo o Brasil, dividindo o palco com grandes nomes da música instrumental brasileira (Hermeto Pascoal, Celso Pixinga, Ian Guest, Fátima Guedes, Nelson Faria, entre outros).

No ano de 2004, participou do Curso Internacional de Verão (Brasília – DF), como aluno destaque na classe dos professores: Nelson Faria, Lula Galvão, Genil Castro e Alexandre Carvalho.

É professor de guitarra do CEMO (Centro de Educação Musical de Olinda).

RICARDO FRAGA. Natural de Olinda (PE), teve aos quatorze anos de idade sua primeira experiência em tocar bateria, sendo motivado a formar, no mesmo ano, uma banda que promoveu suas primeiras apresentações.

Aos dezesseis anos de idade, ingressou no Conservatório Pernambucano de Música (C.P.M.) onde se formou no curso de bateria sob a supervisão do professor Maurício Chiappetta.

Atualmente, cursa percussão erudita, cujas aulas são lecionadas pelo professor Antonio Barreto. Em 2006, ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde cursa Licenciatura em Música.

Participou do Curso Internacional de Verão (Brasília – DF), em que teve aula com os professores: Kiko Freitas (bateria), Cléber Almeida (bateria) e Manoel de Carvalho (big band). Como músico destaque do evento, foi chamado para participar do encerramento do curso ao lado de artistas como: Kiko Freitas, Fátima Guedes, Ian Guest, Nelson Faria, Victor Santos, entre outros.

Em 2002, logrou ser aprovado no concurso realizado pela prefeitura da cidade do Recife, que visava a contratação de músicos a serem regidos pelo maestro Nenéu Liberalquino, atual regente.

Ainda sobre trabalhos com orquestras, foi integrante do grupo Orange, uma orquestra de câmara regida pelo maestro Cussy de Almeida. Esse grupo lançou seu primeiro cd em março de 2005, em que participou das gravações.

É integrante do Grupo de Percussão do Nordeste, com um repertório voltado para peças eruditas e populares, sob coordenação geral de Antônio Barreto.

No ano de 2004, entrou em estúdio para gravar o cd Farra de Anjo, do guitarrista Fred Andrade. No mesmo ano, participou da gravação e das apresentações do concurso realizado pela prefeitura da cidade do Recife (RECIFREVO), sob a regência dos maestros Adelmo Apolônio, Edson Rodrigues, Flávio Lima, Clóvis Pereira, Forró e, em 2005, Nenéu Liberalquino.

No ano de 2006, participou da abertura do carnaval do Recife sob a batuta do maestro Nenéu Liberalquino e do percussionista Naná Vasconcelos, evento que contou com a presença de 9 nações de maracatu e artistas como Jorge Du Peixe, Edilza, Claudionor Germano, Virgínia Rodrigues.

É integrante também do grupo Treminhão.

WELLINGTON SANTANA – Começou aos 16 anos tocando violão e bateria, depois contrabaixo elétrico. Tocou durante muitos anos nas noites recifenses e olindenses.

Participou da I Cantoria Nordestina, organizada pela Rede Globo, acompanhando Tony Pereira no baixo.

Gravou com Lula Cortez o hoje clássico LP Rosas de Sangue.

Passou uma temporada no Rio de Janeiro, onde tocou com muita gente ilustre: Tania Alves, Pepeu Gomes, Sandra de Sá.

Gravou um LP com Repolho, que teve a participação de Tania Alves, Pepeu Gomes, Sandra de Sá, Rafael Rabelo, Paulo Moura, Jurim Moreira (baterista), Alfredo Karam.

Participou do LP de Mu Xebabi (que faz as paródias para o Casseta e Planeta).

Voltando a Recife, participou durante quatro anos, da banda Mistura de Amor, depois acompanhou os shows de Almir Oliveira (ex-Ave Sangria), um CD de Ricardo Silva e Tito Livio.

Fez curso de contrabaixo elétrico no Rio de Janeiro.