PATRIMÔNIO
Igarassu abriga raridades do barroco
brasileiro
O centro histórico de Igarassu esconde uma
preciosidade que foi descoberta antes pelos turistas
que pelos próprios pernambucanos. O convento de
Santo Antônio abriga a mais importante pinacoteca
de quadros barrocos da América Latina, um espaço
que vem sendo cada vez mais conhecido por
portugueses e espanhóis. De acordo com o
secretário de Turismo e Cultura de Igarassu,
Rubens Conde, o número de visitantes em 1997
cresceu 64% em relação ao ano anterior. “A
maioria dos interessados são portugueses e
espanhóis. Este grupo chega a freqüentar o local
mais que as turmas de estudantes”, contabiliza
Conde.
Parte integrante do Centro Histórico – que também
inclui a igreja dos Santos Cosme e Damião, a mais
antiga do Brasil -, a Pinacoteca de Igarassu possui
24 quadros do período colonial brasileiro. São
painéis de grandes dimensões, todos do estilo
Barroco, feitos a óleo ou em têmpera, estes ainda
mais raros. Entre os mais importantes, estão
quatro pinturas de 1729 que narram a história de
Igarassu. Estas peças pertenciam a Igreja de
Cosme e Damião e ilustram a fundação da igreja,
um milagre dos santos que aconteceu em Igarassu
e foi reconhecido pelo Vaticano, a chegada dos
portugueses e a invasão e o saque dos holandeses.
Entre as outras raridades, também há o retrato de
Santo Olegário, feito com a técnica de ilusionismo.
Quando o observador se move, tem a impressão
que o olhar da pintura o está acompanhando. Os
quadros da Pinacoteca foram pintados entre os
séculos 17 e 18, sendo um do séc. 16. Como a
maioria deles eram doados à Igreja, não trazem a
assinatura dos pintores. Além dos painéis, o acervo
ainda guarda algumas imagens de santos. São oito
peças em madeira, restauradas pela Fundação
Joaquim Nabuco, no projeto De Volta À Luz, que
recompôs uma parte do acervo barroco
pernambucano.
Além do valor histórico e artístico das obras em
exposição, a Pinacoteca de Igarassu também
merece ser visitada pelo bom estado de seu espaço
físico. Ao contrário de algumas instituições cujas
instalações desmerecem as peças que abrigam, a
pinacoteca mantém o salão muito organizado. O
espaço possui uma estrutura adequada ao tipo de
quadros que expõe, com iluminação correta e
manutenção apropriada. “É preciso não iluminar
excessivamente as telas, pois senão elas sofrem
um desgaste maior”, explica Conde.
Para restaurar a pinacoteca e outros monumentos
da cidade, Igarassu conta com o apoio de diversas
instituições. Atualmente, por exemplo, está sendo
restaurada a Igreja do Convento de Santo Antônio.
A empreitada é apoiada pela Fundação Joaquim
Nabuco (Fundaj), a Fundação do Patrimônio
Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan) e a Fundação Ricardo do Espírito
Santo, de Portugal. Dessas associações, surgem
convênios de cooperação cultural com a finalidade
de preservar a memória barroca ibero-brasileira.
Juntas, as instituições investem R$ 1.300 mil na
recuperação das obras.
Por causa da restauração, a nave da igreja está
fechada para visitação. Os turistas podem ir à
pinacoteca e à sacristia – que possui um altar
barroco e o teto forrado com pinturas e madeira
entalhada.
Serviço
A Pinacoteca de Igarassu fica no centro histórico
da cidade O horário de visitação vai das 8h às 13h
e das 14h às 18h. Informações: 543.1772 e
543.0435
Fonte | Jornal do Commercio | 10/junho/98 |