Instituto MEMORIAL PERNAMBUCO de Arte e Cultura

ANTEPROJETO PROGRAMA DE TV MEMORIAL PERNAMBUCO

APRESENTAÇÃO Em 1990, dois produtores locais uniram suas experiências como criadores de eventos culturais, inclusive como compositores/intérpretes, e criaram o MEMORIAL PERNAMBUCO, que contou com a participação de 20 cantores/grupos da cena pernambucana, cujos shows aconteciam simultaneamente em 4 (quatro) locais diferentes no mesmo dia e horário.  PROPOSTA Como consecução dos objetivos do MEMORIAL PERNAMBUCO vem esta proposta de um programa de tv, semanal, denominado de MEMORIAL PERNAMBUCO, em fase de anteprojeto, gravado ou emitido ao vivo. OBJETIVOS Apresentação de grupos musicais e intérpretes, inclusive compositores/cantores, comprometidos com a cena pernambucana musical, com propostas originais e que representem a nossa cultura, seja popular, regional ou erudita. JUSTIFICAÇÃO O Instituto Pernambué de Arte e Cultura, através da sua diretoria, entende a necessidade atual de aglutinar as várias tendências musicais emergentes, identificadas com a cultura pernambucana contemporânea e que fujam das interpretações covers, uma vez que este tipo de música já ocupa todos os espaços disponíveis na tv pernambucana, inclusive nacionais. Sabemos ser necessário e vital, para a música brasileira, a sobrevivência dos clássicos da MPB, na sua forma tradicional original.  Entretanto, entendemos, a priori, que faz-se necessário apoiar iniciativas originais, como uma forma de renovação da música brasileira, e, ainda, que a performance da música popular criada e desenvolvida em nosso estado, comumentemente denominada (a grosso modo), de cena pernambucana, requer um espaço de divulgação não disponível usualmente na mídia eletrônica, embora existam, aqui e ali, emissões eventuais e programas locais, sendo uma exceção, não uma regra. Existe uma demanda reprimida na produção musical local que o MEMORIAL PERNAMBUCO visa atender a contento, colaborando para diminuir o fosso que separa a MBP do passado com a música de qualidade que desejamos e tão inexistente nas tvs comerciais. ESQUEMA DO PROGRAMA Em cada programa, no máximo 4 (grupos) ou intérpretes apresentação suas músicas, com breve entrevista. A apresentação será feita por Claudionor Germano, Don Antonio e Julio Samico, aleatoriamente se revezando. A comercialização disporá 4 (quatro) cotas de patrocínio. O programa está assim desenvolvido:

APRESENTAÇÃO INICIAL

Abertura, em 60 segundos, com a citação figurativa das marcas dos patrocinadores, seguindo-se de uma breve descrição do que vai acontecer no programa

BLOCOS
4 (quatro) unidades com duração de 12 minutos e meios, cada, com apresentação musical e entrevista

MEMÓRIA
3 (três) inserções, de 30 segundos cada, previamente gravada, lembrará músicos do passado

CRÉDITOS COM CHAMADA
No encerramento, chamada para o próximo programa, com os créditos rolando embaixo da tela.

COMERCIAL Inserções das marcas na apresentação 3 (três) breaks de 2 minutos cada, com o tempo de 30 segundos para cada um dos 4 (quatro) patrocinadores. Inserções das marcas no encerramento Merchandising no cenário do programa com citação pelos apresentadores.