Pernambucanos Imortais
Pernambuco é um dos poucos estados brasileiros que podem se orgulhar do seu grande passado, tendo sido até meados do século 19, uma grande economia e força política, provavelmente decorrente da luta na expulsão dos holandeses do solo brasileiro que resultou em vários fatores:
- O nascimento da pátria brasileira, quando os restauradores descobriram que estavam lutando por algo mais do que o solo em que viviam;
- O surgimento do exército brasileiro no Monte das Tabocas e nas Batalhas dos Guararapes;
- A consciência da luta pela democracia, república e independência.
O governo central seja por questões políticas ou econômicas, nunca deu a Pernambuco o seu verdadeiro valor e até hoje isso acontece. Os pernambucanos, até meados do século 19, sabiam disso e não aceitavam as imposições centrais. Não era a toa que era conhecido como o Leão do Norte.
Entretanto, este passado tão rico, tão importante para a história pátria, pelas suas conquistas, lutas e, até mesmo, pelas perseguições de que foram vítimas os que lutaram na nossa terra, merece um trabalho de resgate histórico, para não cair no esquecimento, como está acontecendo.
Todos os pernambucanos e até mesmo os naturais de outros estados e países, que por aqui fixaram raízes ou se destacaram nas suas atividades e profissões, também merecem registro
Pernambuco foi pioneiro em todos os segmentos sociais, culturais, políticos, econômicos e empresariais. E essa história precisa ser contada, recontada, analisada.
Quem não tem passado não tem futuro, e quem não tem educação não tem cultura, e sem cultura, o que há ser da população? Um povo, um país, uma região é conhecida por sua cultura.
O projeto MEMORIAL PERNAMBUCO tem o objetivo principal de contribuir para o aumento da auto-estima do pernambucano, e uma constante preocupação com a preservação da nossa memória, o registro das informações e sua disponibilização para a sociedade, especialmente estudantes e juventude.
Conheça agora, os nossos projetos.