:::::::::::::: MEMORIAL PERNAMBUCO :::::::::::::: A História, a Cultura e a Arte de Pernambuco para o Mundo! ::::::::::::::

POLÍTICA

Cid Feijó Sampaio
Cid Feijó Sampaio nasceu no Recife, no dia 7 de dezembro de 1910. Engenheiro formado e usineiro iniciou sua vida política através da União Democrática Nacional (UDN), partido pelo qual disputou e venceu as eleições para o governo de Pernambuco em 1958, tendo o apoio de Luís Carlos Prestes e Gregório Bezerra, ambos do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Exerceu o cargo de governador entre 1959 e 1962. Após o golpe militar de 1964, Cid Sampaio filiou-se à ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e foi eleito deputado federal por Pernambuco em 1967. Em 1978, disputou as eleições para o senado por uma sub-legenda da ARENA, porém não se elegeu. Em 1982, integrando a chapa do PMDB tentou novamente, mas não conseguiu se eleger. Com a morte de Nilo Coelho, em 9 de novembro, Cid Sampaio, assumiu a vaga no senado, ficando até o final do mandato, em 1987. Como governador, desenvolveu uma campanha em todo o Estado para aumentar a arrecadação de impostos e inibir a sonegação. Notas fiscais eram trocadas por papéis da Coperbo, uma indústria de borracha sintética instalada na Região Metropolitana do Recife. A estatal, criada por Cid Sampaio, foi vendida à Petrobrás. Dirigiu várias entidades representativas de empresários pernambucanos, sendo presidente da Federação das Indústrias e do Sindicato das Indústrias de Açúcar de Pernambuco.

Foi presidente da seção Pernambuco da UDN e um dos controladores no Estado de partidos como PL (Partido Liberal) e o PDC (Partido Democrata Cristão).

fonte: Alepe

RETORNA