:::::::::::::: MEMORIAL PERNAMBUCO :::::::::::::: A História, a Cultura e a Arte de Pernambuco para o Mundo! ::::::::::::::

Atualizado em
03/05/2006

História Política de Pernambuco – Séc 20

Está acontecendo de hoje até sábado, no Centro de Filosofia da UFPe, este seminário. Hoje, várias personalidades foram homenageadas, entre elas duas personagens da história viva de Pernambuco: Cid Sampaio e Armando Monteiro Filho, por acaso dois oponentes no passado.

Cid Sampaio, atualmente com 95 anos, participou dos grandes movimentos políticos em Pernambuco, em 1958, embora sendo usineiro, rompeu com as oligarquias reinantes, através da Frente do Recife, elegendo-se Governador de Pernambuco, numa verdadeira comoção popular. A canção da campanha é um clássico e inesquecível: “…quando o povo deCIDe…”.
Armando de Queiroz Monteiro Filho nasceu no Recife, em 11 de setembro de 1925. Formado pela Escola de Engenharia da Universidade do Recife, foi líder estudantil, engajando-se na União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e na União Nacional dos Estudantes (UNE), das quais veio a ser, respectivamente, presidente e secretário. 
Pelópidas Silveira. No Governo do interventor José Domingues, foi prefeito nomeado do Recife, de fevereiro a agosto de 1946. Nas eleições de 1947, concorreu ao Governo do Estado de Pernambuco, na legenda do Partido Socialista Brasileiro (PSB).


Newton Carneiro, Cid Sampaio e Armando Monteiro Fº 
(foto feita com celular)

Ainda foram homenageados (todos com a comenda da Faculdade Maurício de Nassau): o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Newton Carneiro, o ex-prefeito do Recife Pelópidas Silveira (não pôde comparecer), o vereador (10º mandato) Liberato Costa Jr (idem)

Michel Zaidan foi o palestrante de hoje, e, quando ele começou a falar dos idos de 58 até o fim da ditadura, me senti voltar no tempo. Tivemos, ali, com aqueles experientes políticos presentes, a história viva de Pernambuco (Don Antonio)
Mais informações sobre o seminário vá para www.mauricionassau.com.br e clique no primeiro banner acima.


A verdadeira história de Pernambuco que a escola nunca vai ensinar (por Don Antonio)

Atualização todas as segundas, quartas e sextas.

Leia mais sobre a nossa história.

>>> Todas as histórias estão aqui