:::::::::::::: MEMORIAL PERNAMBUCO :::::::::::::: A História, a Cultura e a Arte de Pernambuco para o Mundo! ::::::::::::::

Artesanato

Desde a instalação da Casa da Cultura, na ex-Casa de Detenção do Recife, e da Feirinha de Boa Viagem, que os gestores públicos sempre deram prioridade ao comerciante do artesanato, em detrimento do artesão, prejudicando financeiramente a este.

Um artesão do Alto do Moura, em Caruaru, contemporâneo de Vitalino, foi interpelado por mim, quando vi a casa dele com primeiro andar, cisterna para mais de 20 mil litros dágua, Tv, DVD etc. Ele respondeu que o então Prefeito estava reclamando das reformas nas fachadas das casas dos artesãos, porque as queria rústicas (leia-se miserável). É uma imagem falsa do artesão, pobre, miserável; mas é isso que os atravessadores desejam: auferir lucros em cima dos outros (Don Antonio)

O barro está começando a conquistar o seu espaço no mercado

PASSIRA – Os amantes da cultura popular e do artesanato de Pernambuco provavelmente conhecem Passira, município do Agreste do Estado, localizado a 109 quilômetros do Recife. Ele é sempre lembrada como a cidade do bordado, um dos artesanatos mais difíceis de confeccionar, devido ao longo tempo que se leva para fazer uma única peça.

Leia mais ::::

Clique em Celebridades Pernambucanas (ao lado)
para conhecer os nossos pernambucanos.