:::::::::::::: MEMORIAL PERNAMBUCO :::::::::::::: A História, a Cultura e a Arte de Pernambuco para o Mundo! ::::::::::::::

Os pernambucanos que fizeram e estão fazendo a nossa história cultural, através dos tempos. Estamos começando regressivamente (da atualidade para trás). Contamos com a colaboração dos internautas para melhorarmos o nosso portal.

CAPIBA
Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba).

Leia as reportagens especiais que saíram no Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco (19 páginas): Leia mais ::::::

Banda de Pífanos de Caruaru
No começo dos anos 70 a aparição de duas músicas da Banda de Pífanos de Caruaru na trilha sonora dos filmes “Terra sem Deus ” e “Faustão” marcaram a incursão deste gênero na indústria fonográfica brasileira. 
          Leia mais ::::::
Carlos Estevão
Caricaturista, nasceu no Recife, em 14 de julho de 1921. Criou charges para as revistas O Cruzeiro e Diretrizes e foi, também, colaborador do Diário da Noite e O Jornal. Morreu em Belo Horizonte, Minas gerais, em 1972.
          Leia mais ::::::
Lailson
Começou a publicar suas charges aos 17 anos começou a publicar suas charges no jornal The Pine Cone (Arkansas, EUA). Voltando ao Brasil, formou a banda Phetus nos anos 70, com Paulo Rafael e Zé da Flauta.          Leia mais ::::::
Mangue Beat

A música pernambucana nunca mais foi a mesma depois de Chico Science. Ainda bem.

Leia mais ::::::

Manoel Bandeira e 
Manuel Bandeira

Manoel Bandeira, pintor, era 14 anos mais moço que Manuel Bandeira, poeta. E se conheciam.
         Clique nos nomes!

LUIZ GONZAGA
Luiz Gonzaga do Nascimento, compositor, cantor, instrumentista, nasceu em Exu, Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Filho de Januário, que tocava em bailes e, nas horas vagas, consertava sanfonas. Aprendeu a tocar o instrumento com o pai. 
          Leia mais ::::::
Antônio Nóbrega
Conheci Nóbrega no antigo Quinteto Armorial. Simples, sem frescura, uma grande figura. Construiu o seu personagem Tonheta, conhecido internacionalmente (Dop Antonio).
          Leia mais ::::::
João Cabral de Melo Neto
1942 marca a publicação de seu primeiro livro, Pedra do Sono. Em novembro viaja, por terra, para o Rio de Janeiro. Convocado para servir à Força Expedicionária Brasileira (FEB), é dispensado por motivo de saúde.
          Leia mais ::::::
Marinês e sua gente
Considerada a Rainha do Forró, gravou mais de 30 discos em sua carreira. Nascida em Pernambuco foi criada na Paraíba, em Campina Grande, onde cantava no colégio. Em seguida ganhou prêmios em concursos de calouros e foi criando fama como cantora de forró.
          Leia mais ::::::