Memorial Pernambuco – Cultura, História e Arte

GASTRONOMIA, Bebidas, petiscos…

Doces

BOLOS

Bolo de Macaxeira

Bolo preparado com macaxeira ralada, leite de coco, ovos, manteiga e açúcar. Assa-se no forno.

Bolo de Mandioca

Bolo preparado com massa de mandioca, leite de coco, ovos, manteiga, e açúcar. É assado no forno e servido com café. Em alguma cidade do interior recebe a denominação de “bolo fubá”.

Bolo de Rolo

Bolo preparado com uma massa de espessura finíssima de pão-de-ló, recheado com goiabada derretida e enrolada em forma de rocambole, polvilhado com açúcar.

Bolo Pé de Moleque

Bolo típico do ciclo junino pernambucano. É preparado com massa de mandioca, açúcar, leite de coco, ovos, manteiga, castanhas de caju moídas, erva-doce e cravo. É decorado com castanhas inteiras e assado no forno.

Bolo Souza Leão

É um dos mais tradicionais bolos da culinária pernambucana. A sua receita foi passada pela família Souza Leão, daí a sua denominação. De consistência cremosa, esse bolo é preparado com massa de mandioca, calda quente de açúcar, ovos e manteiga. É facilmente encontrado em doçarias, lanchonetes, e restaurantes.

SOBREMESAS

Cartola

É uma das mais tradicionais sobremesas da gastronomia pernambucana. Seu preparo consiste em banana frita coberta com queijo coalho assado e povilhada com açúcar e canela.

Cocada

Coco ralado cozido em calda de açúcar ou rapadura e cravo até o ponto de cocada. Denomina-se de cocada branca a que é feita com açúcar e de cocada preta a feita com rapadura. Conheça a cocada de coco verde.

Doce de Banana

Banana cortada em rodelas, cozidas em calda feita com açúcar, cravo, erva-doce ou canela em pau.

Doce de Caju

Cajus inteiros ou cortados e cozidos em calda feita com açúcar, cravo e erva-doce.

Doce de Jerimum

Doce de consistência cremosa feito com jerimum (abóbora), açúcar, cravo ou erva-doce.

Doce de Leite

Doce de consistência cremosa feito com leite de vaca e açúcar.

Fatias Paridas

Fatias paridas, também conhecida como fatias douradas, são preparadas com fatias finas de pão embebidos em leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo quente e povilhadas com açúcar e canela.