Memorial Pernambuco – Cultura, História e Arte

GASTRONOMIA, Bebidas, petiscos…

Comidas

Pratos típicos | Ceias e Cafés | Frutos do Mar | Tira-gostos

PRATOS TÍPICOS

Arrumadinho

O arrumadinho é composto de feijão verde cozido e escorrido, temperado com manteiga de garrafa e servido em prato ou travessa ao lado da carne de charque frita e desfiada, farinha de mandioca e molho vinagrete. É facilmente encontrado em bares e restaurantes populares de todo o Estado.

Buchada

A buchada, um dos mais tradicionais pratos da cozinha sertaneja, consiste numa espécie de cozido, preparado com o bucho de bode ou carneiro, recheado com um picadinho do sangue coagulado, tripas e fígado, refogado com hortelã, limão, alho, cebola e temperos. É acompanhado de pirão feito com o caldo onde foi cozido, arroz branco, vermelho ou mexido.

Bredo

Prato típico do ciclo quaresmal da região. Consiste num refogado feito com o bredo (erva) cozido, azeite de oliva, cebola, temperos verdes e leite de coco. Ao lado do feijão de coco e do quibebe, acompanha pratos à base de peixes

Carne de Bode

A carne de bode ou cabrito se constitui em um dos mais típicos pratos da culinária sertaneja regional. Seja defumado, como carne de sol ou fresco, é preparado de várias maneiras: guizado, assado no forno ou na brasa; cozido em forma de caldeirada; grelhado. De acordo com a maneira como for preparado pode ser servido com o pirão feito do caldo em que foi cozido, com feijão verde, fava, farofa de cuscuz, xerém (angú), arroz vermelho ou arroz mexido.

Carne de Sol

A carne de sol é um dos mais apreciados pratos da cozinha regional. Consiste em carne de boi, salgada e seca ao sol. É servida frita ou assada na brasa, acompanhada de feijão verde, ou fava, farofa, macaxeira, batata doce, manteiga de garrafa (manteiga líquida) e molho vinagrete. Pode ser acompanhada, também, de pirão de leite ou de queijo coalho. Carne de Sol com Feijão Verde Carne de sol assada, acompanhada de feijão verde, farofa de jerimum ou de bolão; batata doce; macaxeira; manteiga de garrafa.

Chambaril

Cozido, preparado com osso buco de boi, refogado em temperos. É servido com pirão, feito com o caldo fervendo e farinha de mandioca.

Cozido

Carne do peito e osso buco do boi, charque, toucinho, linguiças, refogadas em temperos e cozidas junto com batata-doce, repolho, couve, jerimum, cenoura, quiabo, maxixe, banana comprida,etc. É servido acompanhado de arroz branco e pirão feito do caldo do cozido.

Dobradinha

Consiste em bucho e tripas de boi; linguiças cortadas em pequenos cubos, refogados e cozidos junto com feijão branco. É servido com farinha de mandioca ou arroz.

Fava

Apresentando um grão maior, a fava é preparada da mesma forma e com os mesmos temperos do feijão. Pode ser de coco, em forma de purê. Temperada com leite de coco, acompanhando pratos à base de peixes; cozida com temperos verdes acompanhando pratos de galinha de capoeira, cabidela, bode e porco guizado ao molho. É também servida em forma de pequenos bolinhos, feitos com a fava amassada misturada na farinha de mandioca e passados em molho de pimenta.

Farofa de Jerimum

Farofa feita com água quente, temperos verde e jerimum amassado. Acompanha carne de sol e de charque assada.

Galinha com Xerém

Consiste em pedaços de galinha refogados e guizados, em suculento molho. É acompanhada de xerém, espécie de angu feito de fubá ou xerém de milho, água e sal. É servido quente, em bares e restaurantes populares dos municípios do interior.

Galinha de Cabidela

A galinha de cabidela é um dos mais populares e apreciados pratos da cozinha pernambucana. Consiste em galinha temperada e cozida em pedaços no molho preparado com seu sangue fresco e avinagrado. Acompanha arroz branco e farofa de farinha de mandioca ou de cuscuz. É servida também com fava ou feijão de corda, seco ou verde.

Mão de Vaca

A mão de vaca consiste em um cozido preparado com as patas dianteiras da vaca refogadas com temperos. É servida com pirão feito do caldo em que foi cozida.

Maxixada

Trata-se de um cozido feito com carne de boi, cortada em cubos, refogada em temperos e misturada com maxixes em rodelas.

Paçoca

Espécie de farofa feita com charque assada ou carne de sol, desfiada e socada em pilão com farinha de mandioca.

Quiabada

Quiabo e carne de boi cozidos juntos, com temperos verdes e secos. É servida com angú ou com farinha de mandioca

Rabada

Cozido feito do rabo do boi. Servido com pirão de farinha de mandioca.

Sarapatel

Prato feito com sangue avinagrado e miúdos de porco, picadinhos em pequenos cubos, refogados em temperos e cozidos. É acompanhado com farinha de mandioca, podendo, também, ser servido como petisco ou tira-gosto para cachaça ou batida de limão.

Vatapá

Prato de consistência cremosa, feito com pão, leite de coco, castanha de caju, gengibre, peixes e camarões refogado no azeite de dendê e temperos verdes. É servido acompanhado de arroz branco.Sarapatel

Prato feito com sangue avinagrado e miúdos de porco, picadinhos em pequenos cubos, refogados em temperos e cozidos. É acompanhado com farinha de mandioca, podendo, também, ser servido como petisco ou tira-gosto para cachaça ou batida de limão.

CEIAS E CAFÉS

Canjica
É um dos pratos típicos do ciclo junino. De consistência cremosa, a canjica é preparada com milho verde ralado, açúcar e leite de coco. É servida polvilhada com canela. É conhecida no Sul do País como curau.

Cuscuz

É um dos mais típicos pratos da gastronomia regional. Consiste em farinha de milho ou fubá, umedecida em água, temperada com sal e cozida no vapor em cuscuzeira (panela própria para fazer o prato). É servido quente, com leite de vaca ou de coco, manteiga, queijo ou ovo. Pode ainda, ser servido doce, ensopado com leite de coco e temperado com açúcar. O cuscuz, pode também ser preparado com a massa de mandioca (fubá).

Munguzá

Típico do ciclo junino, o munguzá é preparado com o milho próprio de munguzá, cozido com água e temperado com leite de coco, açúcar, cravo e erva-doce. É servido quente polvilhado com canela.

Pamonha

A pamonha é comida típica do ciclo junino. É preparada com milho verde ralado, temperado com açúcar, leite de coco, e colocadas em saquinhos feitos com a palha do milho verde e cozinhada em água fervendo. No sertão, a pamonha, é também, servida salgada acompanhando galinha de capoeira guizada ou à cabidela.

Tapioca

Espécie de beiju feito com goma de mandioca umedecida e temperada com sal. É assada, sem gordura, em pequenas frigideiras redondas de ferro ou alumínio, com recheio de coco ralado, queijo coalho ou simplesmente manteiga. As tapioqueiras, com seus fogareiros, são facilmente encontradas em mercados, feiras, principais ruas e pontos turísticos das cidades pernambucanas. É servida quente como lanche, petisco, no café da manhã ou ceias regionais. Existe também a tapioca molhada, umedecida com leite de coco misturado com açúcar.

FRUTOS-DO-MAR

Aratuzada A aratuzada consiste em aratus cozidos em molho preparado com leite de coco, azeite, temperos verdes e legumes. É servido acompanhado de arroz branco e pirão feito do caldo.

Bobó de Camarão

Prato de consistência cremosa, feito com camarões refogados em temperos verdes, misturados no purê de macaxeira (aipim) e mais azeite de dendê, gengibre e camarões secos. É servido acompanhado de arroz branco.

Caldeirada

A caldeirada é um cozido feito com peixe, lagosta, camarão, ostra, sururu, marisco e polvo, refogado com azeite, temperos verdes e leite de coco. É servido acompanhado de arroz e pirão feito do caldo.

Camarão

Preparado ao molho de coco, de tomate, fritos ou grelhados.

Caranguejada

A caranquejada, consiste em caranguejos cozidos em molho preparado com leite de coco, azeite e temperos verdes. É servido acompanhado de arroz branco e pirão feito do caldo..

Fritada de Aratu

É composta do aratu refogado no azeite de oliva, cebola, cheiro verde, leite de coco e misturada com ovos batidos. É adornada com rodelas de tomate, cebola, azeitonas e levada ao forno ou frigideira para assar. É servida quente, acompanhada de arroz branco.

Guaiamum / Caranguejo

Guaiamum ou carangueijo cozido inteiro (no casco) em água e sal, ou temperado com cheiro verde e leite de coco. É servido quente, acompanhado de uma pequena tábua e martelinho para quebrar as patas maiores. É facilmente encontrado em bares e restaurantes populares do litoral pernambucano.

Lagosta

Em Pernambuco, a lagosta é preparada de várias maneiras: ao molho de coco; grelhada com molho de manteiga, ao thermidor (no próprio casco), no espeto; em forma de moquecas, com azeite de oliva ou de dendê; empanadas etc. É facilmente encontrada em bares e restaurantes.

Marisco de Côco

O marisco cozido em molho feito com leite de coco, azeite e temperos verdes. É facilmente encontrado em bares e restaurantes da orla marítima. É servido acompanhado de arroz branco ou como petisco.

Moqueca de Polvo

Consiste no polvo cozido em refogado preparado com azeite de oliva, temperos verdes, leite de coco, pimenta e azeite de dendê. Geralmente é servido em panela de barro, acompanhado de arroz branco.

Ostra Crua

Ostra ao natural, comida apenas com azeite, sal e limão. É servida como petisco em bares e na beira mar

Peixada Pernambucana

Peixe cozido com legumes e servido com pirão de farinha de mandioca, feito do molho do cozimento.

Sururu de côco

Sururu cozido em molho feito com leite de coco, azeite e temperos verdes. É facilmente encontrado em bares e restaurantes da orla marítima. É servido acompanhado de arroz branco ou como petisco.

TIRA-GOSTOS

Agulha Frita A agulha é um pequeno peixe muito apreciado e abundante no litoral nordestino. É servido como petisco (frito inteiro ou em filé) em todos os bares da orla marítima.

Carcará de Macaxeira

O carcará é um tipo de bolinho frito feito com o purê de macaxeira (aipim) misturado com carne de charque desfiada e refogada com azeite e cebola.

Casquinho de Caranguejo

É um dos mais apreciados petiscos da gastronomia pernambucana. Trata-se de um refogado de consistência cremosa, feito com a carne cozida e desfiada do caranguejo, leite de coco, azeite, cheiro verde e posto como recheiro dentro dos casquinhos vazios