Memorial Pernambuco – Cultura, História e Arte

Em 7 de outubro de 1980 foram abertas as portas do Shopping Recife, um projeto pioneiro na região Norte e Nordeste, com 72 lojas, 1.131 vagas de estacionamento e uma Área Bruta Locável (ABL) de 19.830 metros quadrados.

Pouco tempo depois o centro de compras passou por sua primeira expansão, em 1983. A segunda etapa contava com mais 82 lojas, uma praça de alimentação e mais 691 vagas de estacionamento. Com isso, a ABL do Shopping ficou em 34.858 metros quadrados.

Em 1988, mais uma expansão: foram abertas mais 96 lojas. As vagas de estacionamento ficaram em 2.017 e a ABL atingiu 58.036,21 metros quadrados. Em 1996, foi inaugurado o Pátio das Esculturas, com 19 mil metros quadrados, 35 obras. É uma das maiores áreas de exposição múltipla do Nordeste. Também em 1996, começou a funcionar o edifício-garagem, com 1.300 vagas de estacionamento.

Dez anos depois (1998) da terceira etapa, mais uma expansão, concebida seguindo o conceito do entertainment – agregar espaços comerciais a espaços de lazer. Foram inauguradas mais 167 lojas, incluindo outra praça de alimentação com 22 lojas e 2 grandes restaurantes, um parque de diversões eletrônicas e um boliche com 24 pistas, além do cinema Multiplex, com 10 salas de cinema.

Atualmente, o Shopping tem 465 lojas satélites mais 6 lojas-âncoras, 4 praças de alimentação e 5 mil vagas de estacionamento. Hoje é um dos maiores shoppings do País em Área Bruta Locável (ABL), com 82.525,22 metros quadrados. Os empreendedores do Shopping são os grupos Ecisa, JCPM, Magus e Milburn.

A aprovação do Shopping Recife é anterior à lei 16.176/96 – Uso e Ocupação do Solo da Cidade do Recife, que o caracteriza como empreendimento de impacto e requer apresentação formal de memorial justificativo considerando o sistema de transportes, meio ambiente e infra-estrutura básica, bem como dos padrões funcionais e urbanísticos da vizinhança. No entanto, todos esses aspectos foram considerados não só durante o planejamento e desenvolvimento de projetos, mas também em caráter permanente. O Shopping Recife está sempre fazendo ajustes ao longo dos anos, a exemplo da melhoria do sistema viário de todo o seu entorno, sem que se tenha no entanto um processo formalizado. Informamos também que o Shopping faz uma doação mensal para a Associação de Moradores da comunidade “Entra a Pulso” de Boa Viagem e, para a Creche Comunitária do mesmo bairro, que atualmente está construindo um Centro Profissionalizante.

Além disso, em atendimento à Lei 10097 (Dez/2000) que beneficia os menores estudantes de escolas municipais, a Administração do Shopping Recife está contratando 6 (seis) “menores aprendizes”, alunos da Escola Municipal Inalda Spineli, da mesma comunidade. A seleção destes menores será feita pela Secretaria de Desenvolvimento da cidade do Recife, com a qual estamos firmando convênio.