Música na Internet

Música na Internet

Rodrigo Carrero e Rodrigo Salem
Da equipe do DIÁRIO

O futuro da música não está nos acordes dos britânicos do Oasis, ou na voz baiana
de Caetano Veloso, ou nos beats pré-programados do Prodigy. O próximo estágio da
evolução sonora se encontra entrelaçado com os milhares de cabos de fibras óticas
que formam a rede mundial de computadores, a Internet. O que há pouco tempo só
fornecia letras de canções e discussões entre fãs, hoje é o epicentro de uma
revolução em andamento. Sem sair do conforto da casa, o internauta bem equipado
pode assistir o show de sua banda favorita, comprar ou gravar um CD, ouvir
raridades, saber qual a parada do outro lado do mundo e até mesmo bater um papo
com um ídolo.

O crescimento dos recursos musicais na rede andou sempre junto com o da própria
Internet. As primeiras páginas pretendiam ser apenas um reparo da produção dos
discos, que, às vezes, vinham sem letras e informações adicionais sobre o artista. Os
sites eram textuais, procurando sempre fornecer notícias quentes, fotos e songbooks
para atrair o maior número de leitores. Foiquando surgiram as primeiras lojas virtuais
de CDs, que hoje representam um investimento obrigatório para qualquer empresário
do ramo.

Com a chegada dos plug-ins (programas que incrementam o navegador) e softwares
específicos para o uso de música na net, as páginas começaram a evoluir a olhos
vistos. Aos poucos, arquivos com trechos de canções eram postos à disposição de
qualquer interessado. A espera era longa, mas válida. De repente, a Internet virou o
meio mais fácil para um conjunto divulgar seu trabalho. Não demorou muito e as
grandes gravadoras também investiram nas respectivas páginas, que sempre são
preteridas pelos sites não-oficiais, conhecidos por terem materiais sem autorização e
mais raros.

Apesar dos milhares de endereços piratas, os próprios artistas começaram a investir
na rede de computadores. Cantores como Prince e David Bowie lançaram,
recentemente, CDs só disponíveis na Internet. Grupos como o Metallica e U2 já
contam com uma equipe direta de especialistas para cuidar de suas
páginas,consideradas, por eles mesmos, como uma extensão do trabalho. Não é a à
toa que vários cantores dedicam algumas horas do mês para responder e-mails e
chats (bate-papo). Hoje, o fã pode sentar na frente do computador entrar num site
oficial, beber uma cerveja e ouvir (ou ver) um show com transmissão ao vivo.

O recurso de transmissão simultânea também é usado por centenas de estações de
rádio virtuais. Com um pouco de paciência (e de conhecimento de línguas), o
internauta pode decifrar o gosto musical de vários países como a Grécia, ou de outro
estados do Brasil, que ainda está engatinhando no processo evolutivo da música
virtual. Onde esta tecnologia já é aproveitada, não há outra alternativa. Quem não
pode vencer a Internet já se juntou a ela. Alguns grupos, inclusive, liberam faixas do
álbum que ainda não foi lançado para sondar a reação do mercado e conseguir
repercussão na mídia, contestando a origem das gravações. Mais polêmico ainda vai
ser a nova onda tecnológica de vender CDs pessoais pela Internet.Contudo, do jeito
que as coisas andam rápido na net, amanhã isto será passado.

Artistas e bandas

No começo, as páginas sobre artistas e grupos eram feitas por fãs mais ardorosos,
com o intuito de ajudar outros aficcionados. Algum tempo depois, os próprios ídolos
começaram a perceber o filão que tinham nas mãos. Foi quando surgiram os sites
oficiais de gravadoras e artistas.

Geralmente, as páginas autorizadas não têm tantos atrativos quanto às piratas. Mas
quando uma banda coloca todo o poderio econômico e o suporte tecnológico a
serviço da Internet, é melhor sair de baixo. É o caso do site Metallica On Tour, que,
como o próprio nome diz, se encarrega de acompanhar a maior banda de heavy metal
do mundo na sua excursão mundial. A página é atualizada todos os dias, trazendo
trechos de shows, comentários de fãs e vídeos com os integrantes do Metallica.

Mesmo não tendo tecnologia de ponta como principal atrativo, o site do baiano
Gilberto Gil já ganhou vários prêmios e foi um dos pioneiros no país. Quem quiser se
divertir pode também tentar a página do cantor Falcão, que responde pessoalmente
ose-mails, ou o site oficial do Barão Vermelho.

Rádios e shows ao vivo

Cansado da programação das rádios locais, que nunca tocam músicas legais? E os
milhares de shows que costumam aparecer nas grandes cidades e insistem em não
dar o ar das graças na sua cidade? Bem, se a possibilidade do rádio sintonizar alguma
estação estrangeira e transmitir um festival de rock ao vivo é mínima, há somente uma
solução: a Internet.

Desde 1996, a tecnologia permite ao internauta o acesso em tempo real a rádios e
páginas especializadas em transmissão de shows ao vivo. São mais de três mil
estações disponíveis especializadas em todos os estilos de som. Quem quiser saber o
que existe de novo na terra do grunge, Seattle, por exemplo, pode posicionar seu dial
virtual na The Mountain FM. No Brasil, temos a Musical FM – que só toca MPB -, 89
FM (rock atual), Band FM e FM Meio Norte, do Piauí.

Os interessados em shows transmitidos ao vivo pela Internet podem mover o
navegador para o site Live Concerts, especializado em espetáculos ao vivo. A página
transmite shows e seleciona até uma série de arquivos com os melhores concertos
executados.

Revistas e fanzines

Uma das formas de expressão da palavra escrita mais beneficiadas pelo advento da
Internet foi o fanzine. Relegados ao segundo plano que forma a Imprensa alternativa,
os zines encontraram na rede um terreno fértil para a proliferação. A razão é simples.
Na net, qualquer um que tenha computador pode fazer uma página. Vários
provedores fornecem páginas de graça, bastando ao interessado mandar um e-mail
com o texto, desenhos e as especificações da homepage.

Os fanzines virtuais de música cresceram e se tornaram pontos de referência para
qualquer um que deseja estar bem informado sobre mundo do showbusiness. O mais
famoso deles é o Addicted To Noise, onde o fã de rock pode encontrar notícias
quentes todos os dias, críticas de CDs e filmes. Outro site na mesma linha é o Imusic,
que ainda fornece shows ao vivo como atração mensal. No Brasil, há o Netmusic
Minas, página obrigatória para quem quiser procurar músicos, estúdios, bandas e
lojas especializadas. Menos alternativa, a Rolling Stone, a revista de músicamais
famosa dos Estados Unidos, tem uma correspondente na net com todo o suporte da
irmã real.

Sites de busca

No princípio, logo quando surgiu a Internet, os fãs brasileiros ficaram animados.
Afinal, através dela era possível reparar uma injustiça que a gravadoras nacionais
cometiam com freqüência: lançavam os discos de artistas internacionais sem as letras
e sem informações técnicas. Muitas vezes, comprava-se um disco sem saber quem
tocava nele.

A net acabou com isso. A maior dificuldade passou a ser encontrar os sites desses
artistas, Afinal, são mais de 100 milhões de páginas e os mecanismos de busca, tipo
Yahoo! ou AltaVista, nem sempre ajudam muito.

Foi aí que surgiu o Ultimate Band List. O site tratou de organizar toda aquela
confusão. Ele é simples: basta digitar o nome do artista procurado e o UBL
imediatamente lista os endereços das páginas com informações sobre ele. E o melhor:
a lista vem em tópicos, como Letras, Fotos, Biografias, Entrevistas. O internauta vai
direto achar aquilo que estava procurando.

CD personalizado

O comércio do futuro. A grande novidade do momento na Internet é um formato
revolucionário de venda de músicas. Agora, o internauta não precisa mais comprar
um CD, se gosta de apenas duas músicas que estão nele. Qualquer pessoa pode
montar o seu próprio CD com as músicas que escolher.

Existem pelo menos cinco sites que fazem esse tipo de comércio na net. É muito
simples: basta entrar numa dessas páginas, dar uma olhada no catálogo e escolher as
músicas que deseja – é bom lembrar que um CD comporta 70 minutos de música.
Depois, preenche-se o guia de compras com o número do cartão de crédito
internacional e pronto. O CD personalizado chega pelo Correio, algumas semanas
depois.

Por enquanto, claro, as grandes gravadoras ainda não entraram na onda. Por isso, o
internauta ainda não encontra músicas muito atuais em sites como Volatile Music,
superSonic BOOM, CustomDisc, MusicMaker. Mas tem Bom Marley, tem Frank
Sinatra e muitos artistas desconhecidos. Cada CD custa entre U$ 15 e 20, mais as
despesas do Correio.

Letras e partituras

Procurar letras é a atividade mais comum para o fã de música na Internet. Com a
crescente atualização dos recursos na rede mundial, logo as páginas mais simples
passaram a ser muito complicadas. Tinham toneladas de figuras animadas, fotos,
gráficos que faziam cada página demorar muito para carregar. Às vezes, para capturar
uma simples poesia, era preciso aguardar 10, 15 minutos.

Para essas pessoas, chegaram os sites exclusivos de letras de música. O mais
completo deles é o International Lyrics Server, uma página que reúne 79 mil letras de
artistas de diversos países. O site não tem figuras e carrega com rapidez
impressionante. E é fácil localizar a música desejada: pode-se procurar pelo nome do
artista e/ou banda, pelo nome da música ou pelo disco onde ela se encontra.

Mais longe ainda vai o Olga. É bem parecido com o ILS, com a diferença que as letras
não vêm sozinhas: vêm acompanhadas de partituras e tabladuras (um esquema
desenvolvido por músicos para que leigos possam tocar músicas lendo no papel).

Endereços

Vendas de CDs
CD NOW (http://www.cdnow.com)
CD Point (http://www.cdpoint.com.br)

Gravações de CDs
Supersonic BOOM (http://www.supersonicboom.com)
Custom CDs (http://www.cductive.com)
Musicmaker (http://www.musicmaker.com)
Volatile Music (http://www.ezcd.com)
Custom Music (http://www.customdisc.com)

Letras de música
International Lyrics Server (http://www.lyrics.ch/)
Olga (http://www.olga.net)

Sites de busca de artistas
Ultimate Band List (http://www.ubl.com)

Rádios na Net
The Mountain FM, de Seattle (http://www.kmtt.com)
WDHA, de Nova Jersey (http://www.wdha.com)
5FM, da África do Sul (http://www.5fm.co.za/)
Capital FM, de Londres (http://www.capitalfm.co.uk)
WBGO, de Nova Jersey (http://www.wbgo.org)
Country FM, de Ohio (http://www.wkky.com/home.htm)
KNKT Radio, de Albuquerque (http://www.knkt.com/)
Musical FM, São Paulo (http://www.musicalfm.com.br)
89 FM, de São Paulo (http://www.rockwave.com/89)
FM Meio Norte, do Piauí (http://www.mnnet.com.br)
Sucesso FM, do Rio de Janeiro (http://www.brasilvision.com.br/sucesso/)
Band FM (http://www.uol.com.br/bandfmsat/)

Sites de artistas
Metallica on Tour (http://www.metontour.com)
Gilberto Gil (http://www.gilbertogil.com.br)
Falcão (http://www.cearapirata.com.br/falcao/)
Barão Vermelho (http://www.barao.com.br)
Whiplash/vários artistas (http://www.whiplash.cimplenet.com)
Elvis Presley (http://www.elvis-presley.com)
Jimi Hendrix (http://www.jimi-hendrix.com)

Revistas e fanzines virtuais
Addicted to Noise (http://www.addict.com)
Rolling Stone Network (http://rollingstone.com)
Imusic (http://www.imusic.com)
etmusic Minas (http://www.gold.com.br/w3d/netmusic.html)

Shows ao vivo
Live Concerts (http://www.liveconcerts.com)

Plug-in
RealNetwork (http://www.real.com)

Fonte Diário de Pernambuco 18/maio/98