Duas das melhores bandas da nova geração pernambucana lançam CD este mês
Rodrigo Salem
Da equipe do DIÁRIO
Os primeiros frutos da nova safra do mangue pernambucano começam a ser colhidos. Os discos de estréia do Querosene Jacaré e Dona Margarida Pereira e os Fulanos, duas bandas representativas do novo pop local, foram lançados em pleno Abril Pro Rock e chegam às lojas na próxima semana. Os caminhos foram inversos. Enquanto o Querosene lança Você Não Sabe da Missa um Terço sob a tutela da gravadora Paradoxx, o DMP tenta distribuir asmil cópias de Músicaprapularbrasileira nas lojas alternativas do Recife. Diferentes trilhas que desabam em um mesmo ponto: o aparecimento de uma geração de bandas que nasceu após o surgimento das pioneiras mundo livre s/a, Chico Science e Nação Zumbi, Eddie e um punhado de outras.
Formado por Ortinho (vocal), Alfaia (baixo), Cinval (percussão), Adelson Bala (bateria), Hélio Loyo (guitarra) e Tonca (guitarra), o Querosene Jacaré batalha desde 1995, com o lançamento da primeira fita demo. A banda surgiu fazendo uma mistura meio ousada para a época e aos poucos começou a ficar bastante conhecida pelo público pernambucano. Não demoraria muito para alguém descobrir mais este filão no mercado fonográfico e o conjunto continuava sua peregrinação pelos palcos.
A trajetória do primeiro disco do Querosene Jacaré começou durante o Abril Pro Rock de 1996, quando a banda fez uma grande apresentação e distribuiu a fita demo para todas as gravadoras. Um desses tiros acertou direto na Paradoxx, que resolveu bancar o projeto e contratar a banda. A mistura de embolada, rock e pop foi gravada durante os meses de agosto, setembro e outubro, nos estúdios Plug, de Zé da Flauta, também produtor do disco. Alguns problemas de mixagem e remasterização proporcionaram momentos de tensão entre a banda, produtores e gravadora. “Ainda vamos remasterizar o disco”, despistou Clemente, olheiro da Paradoxx, enquanto passava o trabalho para alguns jornalistas.
Mas parece que o problema não é tão simples de resolver. O primeiro lote com os disco deve chegar na próxima quarta-feira, mesmo com todas as reclamações. “O que estamos ouvindo não é o que foi feito”, reclamou Zé da Flauta, afirmando não ter culpa no resultado final da produção. “Alguns falam que está muito agudo. Mas é só pôr um pouco mais de grave que não tem problema. Eu, pessoalmente, gostei do resultado final”, afirmou Ortinho, vocalista da banda. Meio chateado com os problemas, Ortinho não pretende entrar em polêmicas e disse que a única dificuldade poderá vir da distribuição. “A música de trabalho (Vejo Você Passar) está tocando bastante nas rádios. Nossa expectativa é em relação a distribuição, maior problemas das novas bandas”, explicou. Você Não Sabe da Missa um Terço ainda conta com as perticipações de Pupilo (Nação Zumbi) e Paulo Rafael (guitarrista e um dos responsáveis pela mixagem).
Ao contrário do Querosene Jacaré, o Dona Margarida Pereira e os Fulanos conseguiu botar o filhote no mercado no velho esquema independente. Músicaprapularbrasileira é o resultado do prêmio no festival Viva a Música, realizado pelo governo do estado em setembrode 1996, sob a coordenação da Rec Beat discos. Na ocasião, o grupo conquistou os recursos que possibilitaram a gravação do disco no Conservatório Pernambucano de Música. E o dinheiro foi bem gasto. Para a produção foi convocado Apollo 9 (produtor do novo disco do mundo livre s/a e DJ) e a direção artística ficou a cargo do jornalista Alex Antunes. O petardo ainda tem Fred 04 no cavaquinho (Redenção) e backing Vocals (Batuque); Karina Buhr (ex-Eddie); e Helder, do Mestre Ambrósio, em Amazonas na Lua. “Escolhemos o Apollo 9 por causa de suas influências eletrônicas. Mas não queríamos somente isso. Ele também mexia com cordas e instrumentos percussivos e tinha acabado de sair da produção do disco do Planet Hemp”, explica Buggy, baixista do grupo.
O disco de estréia do DMP e os Fulanos sai apenas com mil cópias para a venda e divulgação. Como não tem uma distribuidora grande, somente as lojas alternativas do Recife receberão Músicaprapularbrasileira. Vai ser o mesmo esquema do Mestre Ambrósio, que deu certo. Odinheiro angariado com as vendas será desviado para uma segunda prensagem, mas depois de quatro anos no mercado e uma espera interminável pelo disco, o Dona Margarida Pereira sabe que não vale a pena confiar nos fulanos.
SERVIÇO
Você Não Sabe da Missa um Terço (Querosene Jacaré)
Onde Encontrar: Aky Disco, Music Store e lojas de disco alternativas
Preço Médio: R$ 18,00
Músicaprapularbrasileira (DMP e os Fulanos)
Onde encontrar: Makossa(fone: 465-6039) e Vinil Alternativo (fone: 222-2385)
Preço Médio: R$ 18,00