TURISMO DE PERNAMBUCO – Memorial Pernambuco

PELO AR NOVO AEROPORTO


O novo Aeroporto, no futuro, deve-se integrar à linha do Metrô, cuja expansão passa perto.

LOCALIZAÇÃO O Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes/Gilberto Freyre está localizado na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, no bairro da Imbiribeira. Distante 11 km do centro da cidade e 2 km da zona sul, onde está a principal praia: Boa Viagem e a 35 Km do Complexo Portuário de Suape. Latitude 8º 07´ 03´ S Longitude 34º 45´ 52´ ´W. O aeroporto ocupa uma área de 3.828.968 m², possui ainda, nove hangares destinados à aviação geral (área de 57 mil m²), incinerador e central de tratamento de águas residuais. Cerca de 3 mil funcionários de várias empresas garantem o funcionamento do aeroporto durante as 24 horas do dia. O novo terminal tem capacidade para atender 5 milhões de passageiros por ano, contra 1,5 milhão do anterior. As obras – que incluíram a construção do edifício garagem para 2.100 veículos – somaram investimentos de mais de R$ 300 milhões.Com 52 mil metros quadrados de área, o novo terminal conta com três pisos. O térreo fica reservado para o desembarque. No primeiro andar está concentrado o embarque e 67 balcões de atendimento das companhias aéreas. A praça de alimentação e um terraço panorâmico estão localizados no segundo andar.

AMPLIAÇÃO DA PISTA

A ampliação da pista de pouso para 3.300 metros permite agora a decolagem de aeronaves B-747, DC-10 e MD-11 sem restrições de carga, atingindo diretamente novos mercados na Europa, América do Norte e Mercosul.

AMPLIAÇÃO DO PÁTIO

A entrega do novo pátio de estacionamento de aeronaves representa mais um passo na modernização do aeroporto, acrescentando mais 42 mil m² de área, aumentando de 14 para até 26 posições de estacionamento.

PELO MAR

PORTO DO RECIFE


Porto do Recife – Marco Zero – À esquerda (não aparece na imagem) está o Terminal Marítimo de Passageiros. Aqui, nenhum transatlântico atraca. Foi um êrro lamentável do governo em construir o terminal no local errado. Coisas da  política… No Marco Zero acontece grandes eventos populares.

Datam de 1815 as primeiras iniciativas para a realização de melhoramentos no antigo ancoradouro do Recife. No decorrer do século XIX foram elaborados diversos projetos, sem que a execução contudo prosperasse. Somente em 1º de julho de 1909, a empresa Societé de Construction du Port de Pernambuco foi autorizada a construir as novas instalações, compreendendo 2.125m de cais e três armazéns. A entrada em operação comercial ocorreu em 12 de setembro de 1918. Pelos Decretos nºs 14.531 e 14.532, ambos de 10 de dezembro de 1920, ficou definida a transferência da concessão do porto para o governo estadual, que deu prosseguimento às obras da sua implantação, concluindo mais cinco armazéns, um galpão e começando o prolongamento do cais. Essa concessão foi revista e aprovada pelo Decreto nº 1.995, de 1º de outubro de 1937, e encampada, posteriormente, pelo Decreto nº 82.278, de 18 de setembro de 1978, pela Empresa de Portos do Brasil S.A (Portobrás), extinta em 1990, passando o Porto do Recife à administração da União até maio de 2001. A partir de 1º de junho de 2001, através do Convênio de Delegação nº 02/2001, firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal passa a administração e exploração do Porto Organizado do Recife a ser realizada pelo Estado de Pernambuco por intermédio da empresa Porto do Recife S/A.

O atracamento para embarque de passageiros é feito atualmente em frente a armazéns antigos, porém após a dragagem do porto, o desembarque será no Armazém 12, onde está localizado o Terminal de Passageiros

(1).

Ver site: www.portodorecife.pe.gov.br

(1) Nossos comentários: Nunca soube que navios de passageiros atracassem no armazem 12, por causa da pouca profundidade. Esta possibilidade é praticamente impossível, de custo muito caro, tornando-a inviável economicamente. O que acontece é que o Terminal de Passageiros continuará sendo usado como local de eventos e os transatlânticos, no armazem 1. Aliás, só pequenos navios de passageiros podem atracar.

SUAPE


Vista do Porto de Suape, lá no fundo, à esquerda. Foto tirada do Cabo de Santo Agostinho. Na época da construção do porto ninguém falava em ecologia, impacto ambiental.

Suape(2), porto exclusivamente cargueiro, tem uma localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação, conectando-se com mais de 160 portos em todos os continentes, colocando-o em condições de ser o principal porto concentrador do Atlântico Sul. O Complexo Industrial Portuário de Suape está situado 40km ao sul do Recife (PE), nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Para garantir um crescimento ordenado e facilitar a administração, o complexo foi dividido em zonas: portuária, industrial, administrativa e de preservação ecológica e cultural.

Fonte: www.suape.pe.gov.br

(2) Suape foi projetado para ser um terminal de cargas, nunca de passageiros, não se justificando colocar o porto de suape como fim de rota para navios de  passageiros…

IATE CLUBE DO RECIFE/ CABANGA IATE CLUBE

(3) Outras opões são o Iate Clube do Recife (3465.2002 / 3326.2017), e o Cabanga Iate Clube (3428.4277). O Cabanga faz parte do roteiro de navegação internacional, constando a sigla do clube nas principais cartas de navegaão e abrigando ralies náuticos, e cruzeiros com velejadores vindos da França, Dinamarca, Inglaterra, Africa do Sul, Bélgica e Nova Zelândia.

Ver site: www.cabanga.com.br

(3) Não está claro, mas os Iates são para as pessoas priviveliagadas que possuem barcos de navegação oceânica.

POR TERRA

TIP – Terminal Integrado de Passageiros

O Terminal Integrado de Passageiros Antônio Farias (TIP) é um dos principais portões de entrada do Recife, recebendo, em média, 12 mil usuários por dia. Com 44 mil metros quadrados, é um dos maiores da América Latina, operando diariamente 278 desembarques, 109 saídas para outros estados e 173 saídas para outros municípios pernambucanos. Uma linha de metrô interligada ao centro da cidade em nove estações, linha ônibus urbano com 34 horários diários e serviço especial de táxi com tabela pré-fixada servem aos usuários do terminal que oferece ainda setor de recepção e informação, caixas eletrônicos de quatro bancos, 25 lanchonetes, 15 quiosques de produtos diversos, agência dos Correios, farmácia de produtos genéricos e 14 lojas de artigos para presentes.

Consulte tarifas de ônibus em: www.der.pe.gov.br/scripts/tarifas.asp

Rodovias Pernambuco está entre os oito estados brasileiros com a melhor malha rodoviária do País. Além disso, conta, também, com a segunda maior frota do Nordeste, com cerca de 784.872 veículos. A superfície do estado é cortada, no sentido norte-sul, pelas principais rodovias do sistema federal o que lhe confere uma excelente articulação com os demais estados do Nordeste. Na direção leste-oeste, destaca-se a BR-232 com um total de 553 km de extensão, com início na cidade do Recife e final no entroncamento com a BR-316, próximo ao acesso da cidade de Parnamirim, no Sertão Pernambucano. Como medida de adequação da capacidade à sempre crescente demanda de veículos, o governo estadual está concluindo a duplicação da BR-232, a segunda maior obra rodoviária em andamento do país. A obra é responsável pela geração de 20 mil empregos diretos e indiretos e pela valorização do setor imobiliário ao longo do caminho.

A BR-232 funciona como a principal coletora de toda a malha rodoviária estadual, assegurando acessibilidade a todos os municípios integrantes do estado a partir da capital Recife. Além dessa rodovia, o Governo do Estado é responsável pela construção e pavimentação de mais de 1.500 quilômetros de estradas, a exemplo da Rodovia do Gesso e da Estrada da Uva, obras que já foram entregues aos pernambucanos.

As principais rodovias federais que cortam o estado são: BR 232 BR 101 Norte e Sul BR 104 (Caruaru) BR 408 (Timbaúba) BR 426 (Flores) BR 423 (Garanhuns) BR 110 (Sertania / São José do Egito) BR 116 (Salgueiro) BR 316 (Araripina) BR 122 (Exú) BR 235 e 428 (Petrolina) BR 407 (Afrânio/ Petrolina).

Para saber mais, consulte: www.der.pe.gov.br