TURISMO DE PERNAMBUCO – Memorial Pernambuco

Guia Comentado e Turístico do Cabo de Santo Agostinho
Os cabenses não concordam com a história oficial de que o Brasil foi descoberto em Porto Seguro. Provam porque provam que o espanhol Vincente Pinzon aqui aportou meses antes de Cabral, embora, hoje, indiscutivelmente tudo isso seja contestado: Os portugueses já sabiam que o Brasil existia mas, por causa dos tratados então em vigor, não queriam admitir, tanto que quem ler a carta de Pero Vaz de Caminha, vai perceber que ele relata tudo, sem nenhuma surpresa. Não se esqueçam que os portugueses eram os maiores navegadores. Por que entregar o ouro ao bandido? É dá tempo ao tempo, ora pois, pois.

O acesso é pela BR-101 Sul, para que vem do Recife. Entrar na PE-60 e depois na PE-28 logo depois do Posto da Polícia Rodoviária Estadual. Atenção para a sinalização. A primeira praia é Itapuama, depois a Enseada dos Corais, seguida pelo fim da linha: Gaibu.

De Gaibu, sem muito cansaço, você escolhe um percurso a pé: para o sul, Enseada dos Corais; para o norte, Calhetas. As outras praias use um transporte rodoviário. Gaibu tem tudo que você precisa: comes, bebes e compras.

Se quiser tranquilidade, não perca tempo: Paraíso.

EXCLUSIVO:

  • Praia de Gaibu
  • Praia de Calhetas
  • Vila de Nazaré em Suape
  • Praia de Suape
  • Praia do Paraíso em GAIBU
  • Bar do Doido


Clique no mapa para ver a ampliação

Diário de  Bordo: Um Guia Sentimental e turístico de Gaibu e entornos. Onde ficar em Gaibu. Várias opções, atualizadas.
Gaibu já foi a praia menina dos olhos dos pernambucanos, até meados da década de 80, quando Porto de Galinhas ocupou o seu lugar. Mas, agora, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho começou a fazer o calçadão na orla marítima de Gaibu, valorizando e disseminando o turismo.

Calhetas fica a minutos de Gaibu. Acesso a pé, de carro ou de barco. A pé precisa um pequeno preparo físico pois tem que subir umas ladeiras de pedra. Mas vale a pena.

Em Suape, a vila que tem o seu nome, está toda arrumadinha e a praia, que era sofrível, ficou muito boa. No alto, fica a Vila de Nazaré, o Farol novo, as ruínas do Quartel e do Forte de Sto. Agostinho. A Praia do Paraíso fica entre a Praia de Calhetas e a Praia de Suape, tem cerca de cem metros de extensão, numa pequena enseada. Tranquila, bucólica, ideal para quem quer um encontro com a natureza totalmente em paz. Existem cinco bares na encosta e uma pousada recém inaugurada de propriedade do ex-goleiro do Náutico, Marola.

O Bar do Doido existe há 7 anos. Inicialmente, ficava na Praia do Paraíso, mas com a construção do ex-Blue Park, agora Eco-Resort, foi transferido para o Sítio da Pedra Alta, às margens do Rio Massangana, para recebe os turistas do hotel, ou aqueles que vinham a cavalo ou de barco. Hoje é conhecido pela propaganda boca-a-boca, com uma paisagem incrível.

Saindo de Gaibu, você já visitou a Vila de Nazaré, a Praia do Paraíso, e, agora, enquanto desce a ladeira, se deslumbra com a paisagem. É curtir mesmo! Destino: Praia de Suape. Dali você ver o porto de Suape.

Nas praias de Gaibu, Enseada dos Corais e Paraíso, o turista vai encontrar alguns dos artistas de praia, que pintam, na hora, paisagens em azulejos. São ex-alunos de algum curso de capacitação que gerou oportunidade de emprego e renda para adolescentes. Conheça 3 deles e o processo de criação.

Outras opções: Enseada dos Corais, Itapuama, Pedra do Xaréu e Praia do Paiva.

ÁLBUM DE FOTOS

Mais informações na página oficial do turismo da cidade do Cabo de Santo Agostinho:

  • Cabo de Santo Agostinho
  • Praia de Calhetas
  • Suape

Mais fotos, mais informações: www.cabo.pe.gov.br