|
Heróis! Rota:esquecimento |
3 vôos rumo ao Brasil (com escala em Recife!) Dois brasileiros e dois portugueses. |
Jahú, Sampaio Correia, Sacadura Cabral, Lusitânia, Gago Coutinho, Ribeiro de Barros, o que é nome de aeronave ou nome de piloto? Quer dizer que Gago Coutinho pilotava o Jahú, o Sampaio Correia a aeronave Pinto Martins e Ribeiro de Barros um dos aviões Lusitânia? Tudo errado! Pra começar, vamos esclarecer: |
Sacadura Cabral e Gago Coutinho fizeram a travessia do Atlântico COM ESCALAS (Lisboa – Rio de Janeiro) pilotando três (3) aviões Fairey. No Brasil o primeiro ponto foi em Recife. |
Ribeiro de Barros fez a travessia do Oceano Atlântico SEM ESCALAS, usando apenas um avião, o Jahu (também amerrissou em Recife). Ribeiro de Barros é injustiçado pela história da avião mundial (igual a Santos Dumont), pois fêz a travessia do Oceano Atlântico quase um mês antes de Charles Lindberg (Barros fez a travessia do Atlântico Norte e Lindberg do Atlântico Sul!). |
Pinto Martins fez a viagem Estados Unidos/Brasil usando apenas uma aeronave, a Sampaio Correia II, numa segunda tentativa. Fêz escalas em vários locais. Também amerrisou em Recife. |
|
Vôo de Sacadura Cabral e Gago Coutinho c/escalas – 1922 |

|

|
Um dos três hidroaviões Fairey usados por Sacadura e Coutinho
|
Gago Coutinho, Santos Dumont e
Sacadura Cabral
|
|
A travessia de João Ribeiro de Barros sem escalas – 1927 |

|

|
O Jahú
|
João Ribeiro de Barros
|
|
A viagem de Euclides Pinto Martins EUA / Brasil – 1922 |

|

|
O Sampaio Correia II
|
Euclides Pinto Martins
|
|
|
|